BLOG FECHADO

23
Abr 08

Cheira a mar.

Cheira a flores.

Cheira a juventude, cheira a Primavera.

O Sol passa levemente entre as folhas verdes das árvores altas, forma desenhos luzidios no chão.

Recostei-me no banco de jardim, senti a aragem meia fresca da tarde. Pousei o lápis ao meu lado, em cima do caderno, envolvi o cabelo nas mãos, num rabo de cavalo, soltando-o ao sabor do vento em seguida.

No banco ao lado, sentava-se o velhote do costume, aquele que olha o infinito de olhos baços e vazios, que usa a camisa azul desbotada, a gravata preta e o chapéu de coco. É esquisito vê-lo ali sabendo que, na sua juventude, era uma pessoa culta e lúcida. Agora limita-se a fitar algo invisível e a dizer frases sem sentido.

«É urgente o amor.

É urgente um barco no mar.»

É isto que ele diz o velho, recita Eugénio de Andrade todo o dia, ali sentado ao meu lado.

Se lhe falar ele não me responde, apenas diz aqueles dois versos.

É um mistério bem sei, a vida daquele homem. Há quem diga que era marinheiro, outros que era pescador. Mas não sei...não sei...

Levantei-me.

«Menina, não se esqueça: é urgente o amor.» assim ele me disse.

«É urgente um barco no mar.» respondi.

Quando virei a cabeça ele já não estava lá. Sorri.

«É urgente o amor, é urgente permanecer.» murmurei, enquanto me afastava dos bancos, enquanto o chapéu de coco no chão rolava com o vento doce e morno da tarde.

Até um próximo post,

Joana F.

publicado por Katerina K. às 19:30

Muito belo este poema do velho, Um Abraço
Fugitivo a 23 de Abril de 2008 às 21:56

cada vez me espantas mais...
és fantástica. a raiar o génio de pasmar, no verdadeiro sentido das palavras. tens um dom excepcional e espero francamente que nunca o percas e que te esforces para o manteres sempre contigo.

é urgente o amor, sim!

lindo, lindo!

beijinho,
Liliana*
Palavreadora a 26 de Abril de 2008 às 00:00

Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

15
17
18
19

20
22
24
25

27
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

RSS
arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
favoritos

#5

blogs SAPO